4 de nov. de 2014

Sociologia Tendenciosa

Confesso professora que estou cansada, mas esclareço, de política eu não me canso, o que me cansa e desgasta é esse assunto de corrupção (não me entenda mal, eu não sou omissa ou desinteressada). A democracia republicana é brilhante, de fato poder escolher quem te representa é maravilhoso, digno e libertador (no caso do Brasil, por causa dessa democracia obrigatória é impossível não se envolver com política). Pensando bem, no final só temos esse toque democrático em nossas vidas, afinal as coisas que te representam como um tudo você não escolhe (querendo você ou não), como por exemplo, família, aparência, sociedade, entre outros deuses que moldam a representação humana. Mas a corrupção e a omissão humana (de gente estagnada e acomodada) tiraram o brilho e a majestade do poder de exercer a liberdade de expressão ao escolher um líder.


A omissão desse povo desinteressado gera milhares de consequências, para o Brasil no caso gera as situações deploráveis que se encontram na saúde, educação e segurança. Ao não buscarem conhecimento sobre as obras do político a ser escolhido, acabam elegendo qualquer animal, em alguns casos, literalmente. E isso prejudica a sociedade como um todo, um eleitor omisso gera eleitos corruptos. Lógico que toda essa omissão vem de algum lugar, tirando a “elite branca” que escolhe se esconder por milhares de motivos (entre eles por não querem escolher entre o “sujo e o mal lavado”, outros por não enxergarem de fato que são prejudicados e ainda outras questões que não justificam nada,  apenas mostram a banalidade humana), existem aqueles que fazem parte do ciclo vicioso da burrice gerada por má formação escolar, onde o eleitor por inocência (gerada por falta de informação ou mentiras) escolhe um político bem afeiçoado e esse político não investe em educação e investe em coleiras, como as bolsas que sustentam esse país, mais uma vez não me entenda mal, eu não sou contra, acho ainda de grande genialidade os auxílios dados, mas o governo viu o quão bom era ver a população grata e satisfeita e fizeram disso moeda de troca e motivo de acomodação, mas também não podemos esquecer daquele eleitor, que sim, mama no governo, escolhendo os auxílios para não ter que virar auxiliar. A verdade é que todos são corruptos, eleitos e eleitores. Por fim, dentre mil consequências que o desinteresse humano pela política pode gerar, o que mais me assusta (e prejudica) é o ciclo da burrice, parafraseando Maquiavel, quando se ama o cativeiro não se vê motivos para sair dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário